Nossa opinião sobre a capa do mais novo trabalho do U2, e também sobre sua repercussão.
O U2 anunciou pelo seu Facebook oficial a arte capa de Songs Of Innocence.
Na imagem, o baterista Larry Mullen Jr, abraça seu filho Aaron Elvis, de 18 anos (o filho dos membros da banda com a idade mais próxima da que eles tinham na época retratada nas musicas). Como já dito pelo próprio U2, a foto foi um teste, em que todos gostaram do resultado e resolveram oficializar. Crua, intimista, familiar, direta e o principal: INOCENTE (afinal, esse não é o tema do álbum?!)
O amor de pai pra filho. O pai "tentando segurar a inocência" de seu filho, já na maioridade, como um aviso de "tome cuidado, já passei por tudo isso antes e sei que de agora em diante tudo irá ficar mais 'perigoso', fascinante, tentador e arriscado".
Um aviso também para o ouvinte/fã: Quem hoje é inocente? Ao olhar para a foto, o que você achou? Muitos, antes de descobrirem a "historia" por trás desse registro, respondem que tem teor "homossexual", "nojento". Alguns ainda dizem que não comprarão, pois não querem "contribuir para algo tão inapropriado" (comentário muito infeliz, e apagado no post oficial).
Bem, aí vai o NOSSO recado pra você que pensa assim: "se você achou a capa de Songs Of Innocence inapropriada, então não compre Boy e War por serem "capas tão pedofilas".
Não precisa amar a capa, nem achar a melhor, mas é preciso respeitar o trabalho dos envolvidos, e mais ainda: Quem esta na imagem.
U2 já passou por isso nos álbuns citados acima (Boy foi fortemente acusado de ser algo que remetesse a pedofilia, chegou até a ter a capa trocada em alguns países, War anos depois, também), que é exatamente a "alma" que queriam para essa nova fase.
Nota para a arte? 10. Conceitual, espiritual e simples na medida. Alem disso, foi algo "tridimensional", por alem de atiçar o visual do publico, atiçou o emocional e critico. Perfeito, outra boa jogada da banda.
Pra fechar, ai vai um comentário que chamou a minha atenção, estou de total acordo:


Existe muita gente retrógrada ainda. Ainda estou surpreso com a capa. Mais um ponto para a capa... Larry sendo a alma do grupo o/
ResponderExcluir*mais um ponto para o álbum kkkk
ExcluirSinceramente, achei estranho ao ver a primeira vez a capa. Ainda assim, ouvi o álbum e encontrei um dos trabalhos mais maravilhosos do U2. A música que mais gosto é Every Breaking Wave. Estou ouvindo agora e´pensei, ainda incomodado com a arte do álbum: e ser forem pai e filho (minha mente enfim se abriu)... Eu me incomodei com a capa, achando estranho dois homens sem camisa se abraçando. Mas não foi por preconceito, mas por achar que não combinava com o estilo da banda... Fui procurar no bing o significado da capa e encontrei esse post esclarecedor. Parabéns pelo site e pelo post.
ResponderExcluir