quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Bono e sua luta para a próxima turnê do U2


"Vai ser duro estar pronto para o show de 14 de maio" confessa Bono, sobre o primeiro show da nova turnê do U2

Ao descrever o seu estado de saúde após o acidente de bicicleta em Nova Iorque, que lhe rendeu diversos ferimentos e uma fratura facial, ele diz: "Meu pé canhoto está muito irritado ainda. Já o meu direito está pronto para fazer barulho!"


Os comentários de Bono sobre a sua recuperação e volta aos palcos, vieram de uma entrevista feita neste fim de semana via email, com The Edge, solicitado depois do resultado de um estudo que aponta que quase 1/4 dos usuários do iTunes ouve pelo menos uma música do novo disco do U2 em janeiro, tornando-se a banda mais ouvida do mês. E de todos os usuários 95% ouviram pelo menos uma faixa do disco.  Lançado em setembro o disco recebeu elogios da grande parte da crítica, foi o disco do ano para a Rolling Stone. Porém sua forma de laçamento revelou duras críticas para o U2, principalmente pela acusação de invasão de privacidade

Mas de acordo com a Kantar, uma amostra 978 usuários iOS retiradas de um painel maior de mais de 2.500, 23 por cento deles escutou U2 em janeiro. Em comparação, 11 por cento escutaram pelo menos uma canção de Taylor Swift. "Você não tem a menor ideia!" Bono admite quando perguntado sobre Kantar e sua metodologia. "Eu acho que é possível eles tenahm escolhido aleatoriamente milhares de indivíduos com gosto impecável", diz ele rindo. "Que não sejam indevidamente influenciadas por um 'feed' frenético que a blogosfera parece tornar-se se não há uma mancha de sangue na água."

Bono e Edge entraram em detalhes mais sérios em respostas às seguintes perguntas. Seis meses após o lançamento polêmico de Songs Of Innocence, eles não desistem do seu som e nem do seu futuro.

Com as informações já recebidas e com bastante tempo para refletir, o que você faria de diferente na liberação de "Songs Of Innocence"

Muitas pessoas, inclusive eu, não leem as instruções. Quando você seleciona o download automático no iOS, você está assinando até ser empurrado com conteúdo gratuito. Não é exatamente letras pequenas, é apenas uma caixa de assinalar ou não. Eu entendo como e por que as pessoas se irritaram. Mas, realmente, com tudo o que está acontecendo no mundo... A Apple e o U2 eram genuínas sobre essa coisa toda. A Apple estava sendo generosa e nós estávamos tentando fazer algo diferente para fazer barulho. Há sempre alguns problemas iniciais quando você está em um novo território. . .Um dos quais, era que as pessoas pensavam que estávamos dando o álbum à distância, que tínhamos de repente se tornado tudo sobre a música gratuita, quando o oposto é a verdade. Nós acreditamos fervorosamente que todos os artistas devem ser remunerados pelo seu trabalho. Mas nós, como qualquer músico, temos que olhar para outros modelos de ser pagos. Nós estávamos na posição onde podemos ter uma chance como esta e enfrentar a tempestade. Há uma frase sobre a quebra de ovos e omeletes que é provavelmente apropriada aqui.


O que você aprendeu sobre a era digital - particularmente, o valor das pessoas colocam agora na música- E do jeito que escutam e cuidam - desde o lançamento do iTunes e agora esta pesquisa? Como eles vão afetar a maneira de liberar a música nova no futuro? 

Estamos no alvorecer do mesmo. A coisa que é fácil de esquecer quando você vive em tempos modernos é que eles são modernos por cerca de mais de 30 segundos.. mais do que nunca. Em poucos anos, vamos olhar para trás no tempo como nós olhamos para trás em videocassetes e telefones rotativos. Quando o rádio chegou, todo mundo pensou que era o fim da partitura. Acho que a música tornou-se desvalorizada e descartável ​​no mundo comercial - mas não para os amantes da música ou as pessoas que o fazem, e não todos os grandes tecnologia também. Apple - e U2 - lutaram muito para os artistas serem pagos. No futuro, a tecnologia tem que ser um melhor servo de música, e não o seu senhor de escravos. Podemos tirar proveito dos benefícios da tecnologia, e que fazemos, mas também é obrigado a aqueles de nós que têm sido tão bem recompensado pela música que descobrir uma maneira de preservar a capacidade para artistas para criar e prosperar.


Os resultados sugerem que Songs of Innocence teve um poder que vocês podem ficar tranquilos. Você ficou surpreso com isso, dado a confusão que se seguiu à oferta iTunes? Especificamente o fato de que muitas pessoas não excluíram o álbum?


Parece chato, mas a nossa droga escolhida no momento é composição, e tentando levar o U2 para o próximo nível. Eu sei que o artesanato pode ser uma coisa perigosa... mas temos sido um pouco propenso a confiar na magia quando tocamos juntos. A parte de guitarra especial, um pensamento forte ou humor. Mas como você fica mais velho você fica mais em si mesmo, procurando melodias eternas, em busca de uma coerência na letra...Não é uma pergunta incômoda em sua cabeça, o que exige uma resposta que você tem que encontrar em uma canção. Por que alguém se deu ao trabalho de ouvir? Leonard Cohen chama de "a torre de música." O que sugere a remoção da rua, a partir da vida de ser um transeunte-se. Essas músicas demoraram um pouco, mas eu sei que elas têm o poder de permanência. Eu ainda estou me segurando em alguns deles bastante firmemente mim mesmo.

FONTE: ROLLING STONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário