Com sua roupinha de estudante, seu carisma e seu talento como guitarrista, Angus ofusca totalmente o resto da banda. Ao lado dos vocalistas - Bon Scott no início e, após sua morte, Brian Johnson -, Angus é o dono do palco.
Claro que isso é só a impressão que a gente tem: Malcolm sempre teve uma importância enorme na banda, mas, graças provavelmente a sua personalidade, nunca se incomodou de ser apenas o guitarrista-base.
E isso me chamou a atenção para o perfil do músico conhecido como 'guitarrista base'. É difícil imaginar por que um guitarrista se 'contenta' em ser apenas um guitarrista base, já que o solo é, teoricamente, o momento supremo de expressão artística de um músico. Nunca saberemos as razões que levaram cada um dos grandes guitarristas base da história a escolher esse caminho.
Há casos de guitarristas que são apenas base por alguma limitação técnica, o que não é o caso de ninguém que está nessa lista. Esses gênios da guitarra certamente optaram pela base por questão estética e artística ou por acumularem a função de vocalista da banda.
Não importa: em homenagem a esses músicos que geralmente não são muito reconhecidos, aqui está uma lista definitiva dos dez maiores guitarristas base da história do rock. Alguns deles também fazem solos, mas o critério usado aqui é que a marca desses músicos como 'guitarristas base' é a mais relevante dentro de suas respectivas bandas. Também não inclui músicos de outros estilos, porque daí seria obrigado a incluir nomes como o genial Nile Rodgers, do Chic, por exemplo.
Aqui estão os Top 10 Guitarristas Base da história do rock:
1. James Hetfield (Metallica)
2. Malcolm Young (AC/DC)
3. The Edge (U2)
4. Keith Richards (Rolling Stones)
5. Johnny Marr (The Smiths)
6. Dave Mustaine (Megadeth)
7. John Lennon (Beatles)
8. Pete Townshend (The Who)
9. Brad Whitford (Aerosmith)
10. Scott Ian (Anthrax)
Fonte: R7.

Ha Ha... Edge ai em 3°, não veio o ouro mais valeu o bronze! U2
ResponderExcluir