sábado, 3 de janeiro de 2015

Carta aberta de Bono a seus fãs- TRADUÇÃO U2 SOMBRAS E ARVORES ALTAS

No primeiro dia de 2015, Bono escreveu uma carta aberta aos fãs, onde classificou de "A a Z", seu ano 2014 (com e sem U2), e também comentou sobre seu acidente. Texto traduzido e resumido por U2 SOMBRAS E ARVORES ALTAS, parceiro da U2 Frases. Vale muito a pena ler!




É 1 de Janeiro, 20:00. Eu mal consigo digitar isso, e eu estou delirando em algumas partes. É muito pessoal, mas sinto de uma maneira não piegas que o U2 tem uma relação muito íntima com nosso público, então eu estou indo para ele. Isso é muito longo.

Você não deve ter tempo para ler isto.

Se você chegar ao final do mesmo então você está provavelmente sobre os efeitos de analgésicos como eu.

Nas últimas semanas não fui capaz de me movimentar fisicamente, então eu tenho produzido mais compensando isso deixando minha mente viajar à vontade, livre, exceto eletronicamente...

Escrevi palavras para novas canções, mas também tive a oportunidade de olhar para trás e rever o ano de uma forma que eu nunca tive tempo de fazer antes... há mais altos do que baixos, mas talvez a razão para esta empreitada de A à Z é uma tentativa de aprender com os erros - a primeira das quais é a descoberta de que eu não sou um veículo blindado. Edge diz que olho para meu corpo como um inconveniente. O problema, a meu ver, é que eu acho que minha cabeça é mais dura do que qualquer outra superfície.

No dia do meu aniversário de 50 anos eu tive uma lesão porque eu estava me entregando à exercícios de boxe e ciclismo, que em si eram uma sobrecompensação para o meu excesso em álcool pela chegada da data do meu grande aniversário. Prometi a mim mesmo que seria mais consciente dos meus limites, mas apenas quatro anos depois, aconteceu de novo — uma lesão maciça que não se pode culpar ninguém além de mim, principalmente porque eu desmaiei no impacto e não me lembro de como cheguei no Hospital Presbiteriano de Nova York com meu osso úmero exposto atravessando minha jaqueta de couro. Uma lesão muito punk rock.

As consequências do acidente são suficientemente significativas para que tenha que me concentrar para estar pronto para a turnê do U2 em termos de aptidão... como um resultado de eu ter cancelado cada aparição pública e decidido que esta declaração é toda a comunicação que eu posso fazer no primeiro semestre de 2015, além de murmurar e cantar para mim, é claro.



A É PARA ALI

Se seu nome fosse Zena, começaria o alfabeto com ela de qualquer maneira. Tudo para mim começa com ela. Observando Ali esta manhã, com um sol de inverno fraco e brilhante, enquanto ela limpa nossa cozinha da noite anterior. Estou escrevendo sobre uma longa mesa que estava ontem à noite rodeada pela família e amigos em casa para o Natal e Ano Novo... o mar e o céu, depois, foram pintados como que com manchas de tinta, com as pequenas luzinhas festivas, infiltrando em nossa noite de inverno. Não queria que a noite acabasse, o que não foi sempre este o caso para mim durante as últimas seis semanas.

Ali para isso é mais inexpressiva, obviamente menos romântica. Ela diz que o solstício de inverno é o dia preferido dela porque depois disso, as noites estão ficando mais curtas, como eu... haha.

Estou segurando as pontas, pensando que 2014 até aqui em Hewsonland teve sua cota de mau tempo. O pai de Ali, Terry, teve uma série de ataques cardíacos ao mesmo tempo que eu bati de bicicleta no Central Park. Não se comparam, mas Ali, carregou muita água para nós, seus dois homens. Terry é um gigante que tem inspirado e desafiado este cara comum há anos.

Todos os dias desde a invenção da internet, ele me enviou trabalhos científicos ou peças de escritura ou piadas sujas, terminando com a advertência PENSE! Conjurando a famosa fotografia de Albert Einstein com a língua de fora.



B É PARA BONO
Falando de si mesmo na terceira pessoa é um pouco estranho. Mas Bono abraça isto. Bono acha que solipsismo para um artista é como uma tireóide hiperativa para um comediante; é difícil de corrigir se isto é o que paga o seu caminho...

B É PARA BIRTHDAY (ANIVERSÁRIO)

Divido um aniversário com a minha filha Jordan... o que significa que ela tem de dividir a sua festa de aniversário com o pai dela. Este ano eu não acho que ela se importou, foi uma explosão. Quando ela nasceu ela tinha algumas gramas... a parteira disse que seria reconfortante para ela dormir no meu peito onde ela ouviria meu coração como quando ela fosse amamentar com a mãe dela. Ela ainda permanece lá.



C PARA CEDARWOOD ROAD

Pouco antes do Natal, todos os nossos quatro filhos foram levados para a Cedarwood Road 10 para fazer uma foto em take irônico como se fossem uma banda, como um presente para mim. A banda lançou uma canção deste ano sobre aquela rua, aquela onde eu cresci com meus melhores amigos Guggi e Gavin no lado norte de Dublin.

Quando a proprietária atual bombardeou meus filhos fazendo caretas na janela, eles quase saltaram fora de suas peles lado sul. Ela não fazia ideia que estas crianças tinham alguma ligação com o n º 10, mas convidaram-os para nossa antiga casa de família, enfim. E o meu quarto. E em nosso banheiro velho, onde o pai deles costumava entrar pela pequena janela, quando voltava para casa tarde da noite. Existem alguns grandes espíritos verdadeiramente espontâneos no mundo e os Ryans que vivem naquela casa estão definitivamente entre eles.


C É PARA CLAYTON

Adam tocando baixo em Songs Of Innocence soou tão fresco e original como seu trabalho no nosso primeiro álbum, BOY, que foi genial, para mim. Canções como The Troubles ou Volcano ou This Is Where You Can Reach Me Now dependem de Adam... para juntar os elementos que poderiam voar em trajetórias diferentes.

Adam também está no momento mais feliz que já esteve em sua vida, desde que ele se casou com Mariana... ela é tão especial e eles compartilham uma paixão pela arte contemporânea que tem os grandes amigos, bem como os amantes. A única coisa que me incomoda sobre Adam Clayton é que ele parece comprar presentes melhores do que eu. Ele comprou para Ali um pingente de floco de neve que ela quase nunca tira, apesar de todas as minhas tentativas de dobra-la com coisas que brilham.

A verdade é que Ali é muito modesta e antiga, "frugal" para vestir qualquer coisa vistosa. Há ainda uma outra lição.



ACIMA DE TUDO E É PARA EDGE

Este ano durante a gravação de Songs Of Innocence a banda acabou dividindo casas em Londres. Eu dividia o quarto com Edge... isso foi um erro. O cara não dorme. Quando gravávamos, ele muitas vezes ficava tocando guitarra durante a noite. Ofereci-lhe calmantes. Ele disse que preferia o álbum sendo um estrondo, do que tomar aquele valium.
Edge não é apenas um dos meus melhores amigos. Ele, como a patroa, continua a ser um mistério para aqueles que o conhecem melhor... um paradoxo... um verdadeiro cavalheiro mas com a fúria do rock ' roll sob a pele muito grossa... embora ele seja o condutor de relâmpago do U2, ele se move como uma brisa muito calma... você pode não notar isso mas para as ondulações na areia, as sutilezas em sua maneira de tocar, seus ganchos de composição... alguns deles não óbvios à primeira vista, se tornam eternos. Ele é o único que não sabe que ele é o guitarrista mais influente em um quarto de século.

Edge é muito orgulhoso, como é o resto da banda, do nosso envolvimento na Music Generation... certificando-se na Irlanda que qualquer futuros Edges podem colocar as mãos em uma guitarra. Em novembro, 19.000 crianças tinham acesso a instrumentos e aulas graças a brilhante Rosaleen Molloy 
que dirige o esquema.



F É PARA OS FÃS

U2 é uma banda que começou como fãs, e queríamos lembrar com este novo álbum a nós mesmos e os outros, que não me esqueci disto. Saímos da platéia do The Clash e The Ramones... Em épocas anteriores tivemos fãs dormindo no chão dos nossos quartos de hotel. Depois ficou estranho para nós. Mas nós sempre compreendemos quem estava pagando nossos salários.

U2 foram os primeiros a utilizar as novas tecnologias como um palco satélite e telões do padrão Billboard, para nos certificarmos de que os assentos na parte de trás da casa eram tão bons quanto os da frente. Mas agora com câmeras de celular e os paparazzi é mais difícil para curtirmos, exceto quando estamos em turnê. O som de um público do U2 é como o rugido de um lançamento de foguete. Desta vez não estaremos no espaço... este foguete está nos trazendo de volta para a terra.

F É PARA FRIENDSHIP (AMIZADE)

Amizade como a música é um Sacramento para mim. Não me lembro quem disse, pode até ser Nietzsche, que disse outra coisa – e se eu tinha tatuagens, gostaria de tinta por todo este meu braço direito – que para fazer algo realmente grande, requer "uma longa obediência na mesma direção".

Ele poderia ter dito outra coisa não-niilista que é "amizade é maior do que o amor". É mais consistente. Há menos altos e baixos. Mas grandes amizades, especialmente aquelas de infância, tem uma largura e uma amplitude que alguns amantes simplesmente não pode alcançar. Eu gosto de pensar que tenho ambos com Ali, mas meus amigos Reggie o Cão, que me fez entrar para o U2, Guggi, Gavin e Simon me impulsionaram para escrever melhor, pensar melhor, ser melhor. Amizade é isso.

F É PARA PALAVRÃO

Deixe isto ser dito. Mas não na televisão ao vivo.

Eu sei que esta fora de ordem, mas há algumas coisas que você não deve deixar completamente sob controle. Palavrões, por exemplo. Bob Geldof é um mestre da arte. Eu tive um problema com uma rede de TV Norte Americana por proferir um palavrão involuntário em 2004, aceitando um Globo de Ouro. Ele percorreu todo o caminho para o Congresso, onde a legislação tornou-se conhecida como Bono Bill. Não deve ser confundido com o Buffalo Bill. Foi uma vitória de Pirro, mas vou aceitar. Eu sei que não é legal, este ano eu consegui me manter limpo.




G É PARA GLAUCOMA
Completamente sem querer, em Londres no outono, eu confessei para o apresentador de talk show, Graham Norton, que a razão pela qual eu uso óculos escuros é que eu fui diagnosticado como tendo glaucoma nos últimos sete anos, mas que eu provavelmente tinha a doença desde que eu passei a usar esses tipos de óculos, que faz 23 anos!!!

Eu acho que isso o chocou um pouco... certamente surpreendeu a banda que eu tinha ido a público, mas talvez fosse a hora de ser honesto sobre tais coisas. Lembro que eu tinha o apelido de velho olhos vermelhos. Lembro-me da agonia do flash ficar permanentemente na minha visão para o resto do dia depois que eu tinha sido fotografado. Tive muitos exames de vistas ao longo dos anos, mas uma das coisas sobre este "ladrão silencioso" é que você pode ter uma visão aparentemente normal durante alguns anos, mesmo depois de sua visão periférica ir embora. Se não for tratado, o resultado é cegueira. Acho que qualquer um que atinge 40 anos deve ter seus olhos devidamente verificados.

Bono


H É PARA O HEWSONS

Eu sou tão orgulhoso da nossa família... nossa filha Jordan é estudante de poesia e luta pelo mundo do pobre como editora-fundadora do Global Citizen. Esta é uma grande organização que inspira uma nova geração para participar da luta contra a pobreza extrema.

Eve foi a estrela do ano em nossa casa, mesmo tendo um outdoor para ela mesma na nossa aldeia local de Dalkey por seu papel em THE KNICK de Steven Soderbergh. Eve é disciplinada e travessa, a sensação real de profundidade que ela escolhe para flutuar acima, até que seja necessário mergulhar.

Agora os garotos Elijah e John são homens. Eu me recuso a admitir que John aos 13 anos é mais alto que eu. Eu ainda aperto a orelha para fazê-lo rir enquanto eu posso... ele é um comediante natural cujos heróis são graffiti e artistas de rua como JR. Ele joga rugby... como eu fiz, mas ele está melhor do que jamais fui. Ele quebrou o nariz em uma partida este ano. A mãe dele e eu ficamos muito abalados. Ele revirou os olhos e explicou que o grande irlandês Brian O' Driscoll quebrou o nariz 13 vezes. Então restam mais uma dúzia.

Elijah Bob, ou Eli como é conhecido, tem 15 e toca muita guitarra. Royal Blood é o seu favorito no momento e seu álbum de estréia já é alguma coisa. Motorhead está no topo também. Eu disse a ele que Lemmy ajudou uma vez o U2 descarregar seus equipamentos no show no Marquee Club em 1980. Quando todos se perguntavam o que ele ainda estava fazendo ali no meio da manhã desde a noite anterior, ele disse "jogando space invaders". Ele não está brincando. É um mestre. Nosso garoto Eli não vai ser um estudante por muito tempo.



I É PARA INVISIBLE

(Lançada em 2 de Fevereiro de 2014)

Bono disponibiliza o manuscrito original da letra!


J É PARA JESUS

Nesta época do ano, algumas pessoas são lembradas da poética, bem como a verdade histórica que é o nascimento de Jesus. A história do Natal tem um bom enredo maluco com uma premissa ainda mais louca - a idéia segue, se houver uma força do amor e a lógica por trás do universo, então quão incrível seria se esse poder incompreensível escolheu para expressar-se como uma criança nascida na pobreza.
No início deste ano o Hewsons foram ver a visão que João tinha quando ele escreveu o Livro do Apocalipse em uma caverna na ilha grega de Patmos. Eu não posso fazer pé nem cabeça desse livro, mas eu amo a idéia de que ele foi levado por uma visão... uma rapsódia poética do homem, descrevendo o que parece ser uma tempestade nuclear, acabar com o mundo.


William Blake, da mesma forma, foi tomado por visões que ele tentou escrever ou desenhar. Roubamos o título de "Songs of Innocence/Songs of Experience" de Blake. Você não pode abordar o assunto de Deus sem metáfora... literalismo como legalismo é uma tentativa de reduzir Deus para recriá-lo em nossa própria imagem.
Voltando à história de Natal que ainda me deixa de joelhos, que é um bom lugar para mim para que eu não me prejudique ou outros. Natal não é um momento para eu pensar demais sobre essa criança, tão vulnerável, que cresceria tão forte ... para ensinar a todos nós como a vulnerabilidade é o caminho para a força e, por exemplo, mostrar-nos como amar e servir.

Para mim, isso não é um conto de fadas, mas um desafio. Eu prego o que eu preciso ouvir ...

J É PARA JIMMY FALLON


Ele é a reencarnação do Late Show.
Mas as razões são muito do século XXI - uma relação horizontal, em vez de verticais com seu público. Ele não é apenas um amigo do famoso. Ele é amigo de todo mundo. A dor do meu acidente de moto não compara com a decepção de cancelar uma semana participando em seu programa. Ele fez pior ao ser um Bono melhor do que eu poderia ser.



L É PARA LARRY MULLEN


A capa do álbum do U2 é, penso eu, o nosso melhor.

Houve um momento quando nós fizemos o show do Graham Norton — um momento que, para manter o ritmo, foi deixado de fora da edição final, mas que realmente nos bateu forte.
Quando Graham perguntou à Larry por que ele e seu filho concordaram em aparecerem na capa do álbum (os Mullen Juniors são muito protetores de sua privacidade), Larry falou sobre como ele e seu filho, às vezes tem tido um relacionamento tempestuoso — e que a bela foto por Glen Luchford significava muito para os dois em uma nova aproximação. "Não estou certo quem está segurando quem", disse Larry. "Olhe a mão do meu filho... Ele é um garoto durão, mas não é tão durão que ele não possa se agarrar ao seu pai como seu pai se agarra nele".


M É PARA MANDELA

Se foi um ano, mas eu e, mais importante, o mundo, sente a falta dele. "Como a escravidão e o apartheid, a pobreza não é natural. É artificial e pode ser superada e erradicada pelas ações dos seres humanos."

M É PARA MALALA
Tal noblesse. "Eles só podem atirar em meu corpo, mas eles não podem atirar em meus sonhos."

N É PARA NOEL GALLAGHER
Eu ouvi o seu novo álbum, este é um dos verdadeiramente grandes cantores britânicos. Mas é claro que um monte deles são irlandeses. Ha!


Ó É PARA O OSCAR

Nós viemos. Nós perdemos. Tivemos uma noite infernal.
Nós encontramos um de nossos maiores ídolos.
Foi meio que....
P É PARA O PAUL
U2 é como a máfia. Você nunca pode sair. Don McGuinness pode estar em seu quintal dos fundos acariciando seu gato, mas ele ainda sussurra em nossos ouvidos. A voz dele carrega, assim como a do insubstituível Keryn Kaplan. Paul McGuinness sempre vai ser o quinto membro do U2, nosso Confessor. Talvez seja mais parecido como o sacerdócio do que com a máfia. Este ano, pegamos um sexto membro, Guy Oseary. Guy "tão sério" como meus filhos chamam ele. Ele não é, mas eu gosto disso em um gerente.


R É PARA (RED)
Estes analgésicos são bastante alegres até que eles não são mais... você está no meio desta terra fofa flutuando, até que você acorda na manhã seguinte com um inchaço... mas a noite do Dia Mundial da AIDS, em dezembro, dia primeiro, antes do inchaço eu tive uma visão... televisão.Estava vendo os telões gigantes da Times Square se transformarem em carmesim... a ultra publicidade vívida transformou-se em publicidade de produtos para esperança... e gratidão... mães e seus filhos, enfermeiras e agricultores de Accra, Colombo, Phnom Penh, segurando cartazes dizendo... Obrigado, Nova York... Obrigado Boise ... Obrigado Chicago... para os medicamentos de AIDS quer dizer que estamos vivos... aproximadamente 8 milhões de pessoas estão nos anti-retrovirais pagos pelos EUA.
Obrigado América.

Em seguida, através do néon vermelho vi Edge, Adam, Larry tocar a abertura de Where The Streets Have No Name... mas eu não estava lá... Alguém muito mais Nova York do que eu estava começando a cantar... alguém que tinha ido muito mais em ruas para baixo... a maioria delas com nomes ou números e letras particulares... O governador da E street, Bruce Springsteen, na verdade estava se apresentando com o U2 ou eu tinha ultrapassado o limite sobre os opiáceos.
É dito que Frank Sinatra possuía quatro cidades americanas. Nova Iorque, Chicago, Miami, Los Angeles todas se sentiam como cidade natal para ele, com multidões. Bruce Springsteen tem o país inteiro para chamar de sua cidade natal. Ele entrou para o show da (RED) na Times Square, então a América poderia agradecer... ele era uma melhoria real na ordem de execução original.

Anteriormente eu tinha alucinado Chris Martin dando início a uma noite linda com Beautiful Day. Imaginei que eu ouvi ele cantar With Or Without You, mas sabia que a música seria muito dolorosa para ele cantar este ano... esses analgésicos podem mexer com você... Mas foi na verdade tudo real.

S É PARA SONGS OF INNOCENCE
Tão orgulhoso dessas músicas... nós realmente chegamos lá. Segui o conselho do meu velho amigo e produtor Jimmy Iovine que me disse que a pessoa que você tem que ser para gravar este álbum estava muito longe de onde você mora.
Ele não estava falando sobre uma bela casa em Dublin ou Nice... ele estava empurrando-me para saltar em um poço profundo e fazer perguntas difíceis sobre por que você está onde você está. Não percebi na hora, mas ele estava me empurrando para o lugar em que vivia, o lugar onde cresci... 10 da Cedarwood Road

A única crítica que foi como uma picada, é que o álbum deveria ter tido mais da energia dos músicos e aqueles que inspirou-nos... mais um pouco de anarquia, um pouco mais punk. Não queríamos um pastiche da época, então colocamos todos as influências anos 70 e início dos anos 80 no espremedor e uma mistura surgiu... mais como um whisky irlandês que um puro malte.

"Marchamos para trás no futuro", disse Marshall McLuhan, ou talvez tenha sido a Fox. De qualquer forma, um destaque para U2 em 2014 foi Songs Of Innocence, sendo nomeado álbum do ano pela revista Rolling Stone.


U É PARA U2 AO VIVO...
Não terminarmos nossas canções, nós apenas lançamos elas. U2 é uma banda ao vivo. Ao vivo é onde vivemos ou morremos. As canções continuam a crescer, noite após noite. Nós temos algumas idéias extraordinárias na manga para esta turnê, que eu preciso reconstruir para 14 de Maio.

V É PARA VISÃO SOBRE VISIBILIDADE
Este é meu mantra... mas V é também para a Viabilidade

X É PARA RAIO X

Aqui está o meu cotovelo de titânio para uma risada.


Y É PARA WHY (Por Que?)
Peaches Geldof. Robin Williams. Philip Seymour Hoffman. Descansem em paz.....


2 comentários:

  1. Obrigádo Bono! As Melhoras rápidas..

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir