segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Os melhores discos do U2

Confira nossa opinião a respeito dos melhores discos do U2, e o porque deles terem sido escolhidos!


13- "War"
Fugindo dos padrões, a banda lança o "War", com uma pegada mais rock e punk. Vemos hinos como "Sunday Bloody Sunday" e "Drowning Man" entre as melhores canções do disco, que ressalta a vocação musical do U2: Melodias claras e atenção para a politica. 


12- "Boy"
O começo de tudo. A abertura para a evolução da maior banda do mundo. Apesar de jovens, já era possível perceber maturidade em seu som. "Out Of Control", "I Will Follow" e "The Electric Co." marcam o ritimo do disco. "The Ocean" e "Into The Heart" a harmonia entre letra e sentimento. Um otimo começo (e com o mesmo "problema" da capa, como com o 13º disco - e ultimo lançado -, Songs Of Innocence").


11- "Rattle and Hum"
Mal interpretado pela mídia e crítica. Todos apontavam críticas, como "o que a banda estava ensinando a música da 'América' para a 'América'", o que não era verdade... A verdadeira intenção da banda era mostrar o quão apaixonados eram por aquele país e sua cultura. O disco tem momentos fantásticos, como o dueto com BB. King e os clássicos "Desire" e "Angel Of Harlem".


10- "The Unforgettable Fire"
Um disco mais leve do que o "War", que leva os fãs da banda para um novo caminho. Repleto de hinos, é um disco que também inspira muitas bandas. Chris Martin vocalista do Coldplay diz amar o disco, e conhecer "A Sort Of Homecoming" de trás para frente. Apice na voz de banda, temos em seu DNA "Bad"e "Pride", duas canções muito queridas dos fãs.


9- "All That You Can't Leave Behind"
"Simples" é uma palavra que não cabe muito bem no dicionário do U2. Esse era o objetivo do sucessor do "megalomaníaco" POP, mas seu ponto alto podemos levantar "Beautiful Day" e Walk On - duas das principais musicas da carreira da banda. Destacam-se "Stuck...", "Kite" "Peace on Earth" e "Grace" na linha mais reflexiva. Para "agitar", a banda veio com "New York", uma canção que merecia mais atenção (dos fãs e banda).


8- "How To Dismantle An Atomic Bomb"
Com os momentos gloriosos de "City Of Blinding Lights", "Miracle Drug", "Sometimes..." e musicas fortes como "Vertigo", "All Because..." e "Fast Cars", U2 une o seu passado ao presente. Seu som épico com o velho rock'n'roll. O disco merecidamente recebeu 5 Grammy's, foi considerado o disco do ano e sucesso de critica!


7- "October"
Um disco mais maduro que o "Boy". Podemos identificar varias bandas que hoje fazem sucesso, apenas ouvindo ele (The Killers, Arctic Monkeys - e toda sua turma do indie rock -, Paramore, Kaiser Chiefs....). Com uma temática mais religiosa, chegou a abalar os parâmetros da banda. Um som único e essencial na carreira do U2 e na formação de novas bandas - e o futuro do rock!.


6- "No Line On The Horizon"
Quando um grupo como U2 atinge a experiência, o resultado sempre será satisfatório. O "No Line", mesmo que eles não queiram, e nem muitos fãs não aprovem, é um dos melhores registros da banda. Seu maior defeito foi a escolha precipitada de seus singles, o que causou insatisfação nos fãs, e "estranheza" na critica. É um disco repleto de hinos como Magnificent, Unknow Caller, Breathe, Moment Of Surrender... e até Stand Up!


5- "Pop"
O Pop é um dos melhores discos do U2! É uma viagem musical completa... Da euforia de Discotheque, até o fim triste e melancólico de "Wake Up Dead Man". O Pop soa como a vida... um começo dançante, um meio entre problemas/soluções e o fim com a morte. Poucos captam essa mensagem, que a própria banda já "confirmou". Um disco impecável, apesar de ter sido gravado as pressas, um dos melhores discos conceituais já feitos na historia.


4- "Zooropa"
Com um trabalho mais abrangente que o "Achtung Baby", o Zooropa se torna o trabalho experimental mais espetacular da carreira do U2. O disco foi muito premiado, recebendo o Grammy de disco alternativo do ano, batendo um dos melhores discos do R.E.M. Após o lançamento do Zooropa, David Bowie disse o seguinte: "[U2] pode ser todos os trevos e marcos alemães para alguns, mas eu sinto que eles são uma das poucas bandas de rock (...)" — do ano 2000.


3- "The Joshua Tree"
O registro mais incrível dos anos 80's do U2, na opinião de muitos. Foi ali que eles encontraram o seu ponto de excelência, que ainda não tinham conseguido estabilizar com os trabalhos anteriores. Suas faixas foram colocadas de forma esplêndida e "historias" profundas. Neste disco você pode ouvir "Streets", "I Still...", "One Tree Hill" e cada uma com um sentimento diferente, mas contando a mesma historia.



2- "Achtung Baby"
Foi com o Achtung Baby que o U2 abriu o caminho para a experimentação. Foi com ele também que o U2 conseguiu "sobreviver". Com um conjunto de 12 excelentes faixas, o disco foi muito melhorado com as performances ao vivo das canções. "Until The End Of The World", "The Fly", "Mysterious Ways" e etc, são registros históricos. Por suas letras e conceitos consistentes que o disco ocupa o 2º lugar.



1- "Songs Of Innocence"
O lançamento mais polêmico do U2, "Songs Of Innocence", pode ser considerado por muitos como o melhor disco do U2. Cada canção apresenta um sentimento de originalidade e qualidade. Neste  disco você pode viajar de "Miracle" para "Every Breaking Wave", você pode se emocionar com "Iris", dançar com "Volcano" e criar debates com "Sleep Like a Baby Tonight"... É um disco completo e o mais "verdadeiro" da banda, no quesito emocional, por tratar diretamente de suas vidas.






Um comentário:

  1. Adorei a matéria e concordo totalmente com a sequência, menos com o fato de Leave Behind estar muito abaixo.
    Álbuns como No Line e POP são ótimos e só foram mal recebidos por escolha de single e mudança de sonoridade beeeem carregada respectivamente, mas nada que interfira na identidade do U2.

    Uma coisa que eu gostei foi da menção de New York do All That You Can't Leave Behind, a música é ótima e muitos poucos fãs deram atenção a ela, inclusive a banda. Como sempre, é improvável que ela apareça nos set list dos shows por virem.

    E Songs Of Innocence está merecidamente no 1º lugar. Os álbuns do U2 ultimamente traziam grandes pérolas mas nada em grande quantidade. Aqui temos Every Breaking Wave que já se tornou minha favorita, além da incrível Volcano,Song For Someone, The Miracle, The Troubles. MAS, na minha opinião, The Crystal Ballroom e Lucifer's Hands deveriam ter entrado, assim como Invisible. Creio que com estas três músicas no Download gratuito no Itunes faria o álbum receber mais do que 30 milhões de downloads.

    Enfim, vamos aguardar por Songs Of Experience, e por uma canção que sempre promete e os fãs não podem esquecer, North Star.

    Parabéns a equipe pelo blog, adorei a matéria.
    Abraços

    ResponderExcluir